Quantos dados são gerados a cada minuto no mundo?

Você já parou para se perguntar, com tantas pessoas usando a Internet ao redor do mundo e com vários sistemas sendo acessados a cada instante, a quantidade de dados que são gerados? E realmente é impressionante, cerca de 2.5 quintilhões de bytes gerados por dia! Você sabe o que isso representa? Para se ter uma ideia, seriam necessários aproximadamente 531.914.892 DVD’s (com capacidade de 4,7 GB cada) para armazenar todos estes dados! Esta enormidade de dados fez com que nos últimos 2 anos fossem gerados 90% do total de dados já gerado por toda humanidade. E esta quantidade só aumenta, estima-se que em 2020 cada pessoa no mundo gerará cerca de 1.7 MB de dados por segundo!

Para tentar entender como este fenômeno, a Domo, uma empresa de soluções em nuvem, lança anualmente desde 2013, um relatório que mostra como os dados são gerados ao redor do mundo a cada minuto. O relatório, denominado de Data Never Sleeps (Dados nunca dormem em tradução livre), está na sua versão 6.0 e pode ser visualizado aqui.

Nos parágrafos abaixo, você pode conferir alguns destaques interessantes presentes neste relatório:

Internet

  • 3.7 bilhões de pessoas estão conectadas na Internet. Isto representa 47% da população mundial!
  • O Google realiza 3.877.140 buscas por minuto.

Acontece a cada minuto nas mídias sociais:

  • No Instagram, usuários postam 49.380 fotos.
  • No Youtube, usuários assistem 4.33.560 vídeos.
  • No Twitter, 473.400 tweets são enviados.
  • No linkedin, são criados 120 perfis profissionais.

No setor de Comunicação, a cada minuto:

  • São enviados 12.986.111 SMS.
  • 176.220 chamadas são realizadas no Skype.
  • 694.444 são enviados somente pelo serviço MailChimp.

Serviços

  • 1.389 corridas são realizadas com Uber a cada minuto.

IOT

  • 4.759 conexões são realizadas entre dispositivos por minuto.

Além disso, o relatório mostra que o número de pessoas conectadas à Internet vem crescendo significativamente, saltando de 2.5 bilhões de usuários em 2012 para 3.7 bilhões em 2017.

Estes dados mostram que a quantidade de dados gerados pela humanidade é realmente muito impressionante. Sem dúvidas isto vem revolucionando a maneira como vivemos e como trabalhamos. Pensando nisso, empresas já enxergam os dados como um ativo estratégico para obtenção de vantagem competitiva. Contudo, coletar, armazenar, processar e obter Insights desta montanha de dados é um grande desafio, o que pode exigir uma adequação na cultura das empresas e das pessoas responsáveis pelas tomadas de decisões destas. Além disso, é preciso contar com pessoas qualificadas para manipulação de Big Data e Data Science.

O que você achou desta informação? Já tinha parado para pensar nesta questão? Deixe seu comentário abaixo, vai ser um prazer debatermos sobre o assunto!

Um forte abraço e até o próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *