Como Data Science e Big Data podem ajudar as empresas

É inegável que existem muitos dados disponíveis pelo mundo digital e que este número só vem aumentando. A humanidade produz a cada 2 anos a mesma quantidade de dados que gerou em todos anos anteriores!

Veja aqui mais detalhes como estes dados são gerados.

A grande questão que fica é: como as empresas podem tirar proveito desta montanha de dados? Que tipo de informação podem ser extraídos? Abaixo listamos algumas áreas e segmentos de empresas que podem se beneficiar destes dados.

Marketing

Talvez esta seja a área onde o uso de Big Data seja mais evidente. Uma boa estratégia de marketing é essencial para empresas. Contudo, campanhas de marketing costumam ter um custo elevado e, se não obtiverem o retorno esperado, podem gerar prejuízos.

Neste sentido, uma boa campanha pode ser elaborada considerando entregar conteúdo personalizado às pessoas. A análise de dados de redes sociais por exemplo, pode ajudar a traçar o perfil dos clientes de uma determinada marca. Depois disso é possível separar estas pessoas em grupos com perfis parecidos. Por fim, uma campanha personalizada pode ser dirigida especificamente para cada grupo que foi formado.

Este tipo de estratégia costuma trazer um bom ROI (Retorno sobre investimento em sigla em inglês), pois o conteúdo entregue muito provavelmente será de interesse das pessoas selecionadas.

Recursos Humanos

Outra área que está se beneficiando do Data Science é o RH. As empresas estão sempre em busca de talentos. Os recrutadores, por vezes, recebem centenas de currículos. Um desafio para estes profissionais passa a ser como selecionar os melhores candidatos ao cargo aberto. O uso de Data Science e IA podem ajudar nesta tarefa, cruzando dados e verificando os skills de cada candidato para determinar quem são os mais adequados.

Outra maneira de ajudar os recrutadores é através do uso de chatbot na entrevista de emprego. Para estes profissionais, os bots economizam tempo e melhoram a eficiência. Além disso podem trabalhar 24/7.

Serviços Financeiros

Um objetivo de instituições financeiras é a redução da taxa de churn (clientes que deixam de ser clientes). Estas instituições estão usando Data Science para verificarem dados de seus clientes, como registro de queixas, pacotes contratados e inadimplência. Utilizando-se de uma base histórica, é possível prever quais clientes têm mais chances de cancelar os serviços.

Além disso, estas instituições se beneficiam da análise de dados para oferecer produtos que melhor se adequam aos perfis de cada cliente.

Outros

Além destes exemplos existem outras possibilidades:

  • Setor de saúde: na prevenção de epidemias. Também está crescendo a aplicação de “Wearables” para enviar dados de pacientes à distância.
  • Surgimento de Smart Cities.
  • Combate a corrupção.
  • Combate à fraude.
  • Melhorias de processos como Logística e Supply Chain.

Estes são apenas alguns exemplos. Fique atento ao blog para saber como outras áreas e negócios podem utilizar Data Science e Big Data em suas operações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *